Dieta: Pode tomar leite? E os derivados?

Bora ser fit

Olá pessoal,

No artigo de hoje falaremos sobre um assunto que gera muitas dúvidas quando começamos a pesquisar sobre a dieta low carb: Pode tomar leite?

Dentro da estratégia de emagrecimento low carb não.

Um dos pilares da low carb é a eliminação de qualquer tipo de açúcar. A lactose contida no leite é um tipo deste, sendo esse o grande motivo de não entrar na LC.

Então o leite sem lactose pode?

Não também, porque ele quebra outro pilar importante da LC que é eliminar os alimentos ultra processados na indústria e o leite sem lactose passou por muitos processos para a retirada da lactose.

Errata: Na verdade o leite não passa por processo algum, desculpem-me o erro. O leite sem lactose é o leite comum com adição da enzima lactase (que os intolerantes não produzem) para ajudar na digestão. Então, o leite continua tendo lactose e o açúcar dele será absorvido pelo nosso corpo tornando-o impróprio dentro da low carb.

Quanto ao leite desnatado a resposta também é não porque além de ter lactose, ainda tem o problema de não ter gordura. A gordura natural dos alimentos é importante dentro da low carb, ela nos dá a maravilhosa saciedade. Vale lembrar que apenas não fugimos da gordura natural dos alimentos e isso não significa que colocamos gordura a mais no nosso dia a dia.

Leite não pode e os derivados são permitidos. Por quê?

Os derivados do leite são permitidos basicamente por dois motivos:

  • Passaram por fermentação, maturação e o processo retira a maior parte da lactose. O queijo é um bom exemplo disso.
  • Sua composição é no geral a gordura e pouco carboidrato, e para isso temos o creme de leite para exemplificar.

Exemplos de derivados permitidos dentro da low carb:

  • Queijos (quanto mais amarelo melhor)
  • Creme de leite
  • Nata
  • Manteiga
  • Iogurte de Kefir
  • Cream cheese

O leite de coco e de castanhas são permitidos dentro da low carb.

Espero que tenham gostado. Em caso de dúvidas, críticas construtivas ou sugestões para próximos posts, deixe um comentário aqui, ficarei muito feliz em saber sua opinião. Até breve!

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FONTE: Ciência low carb Dr. José Carlos Souto

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