Diferença entre dieta low carb e cetogênica

Será que tem muita diferença?

Bora ser fit

Oi gente, tudo bem?

Quem entra para o universo low carb e participa de grupos sobre a LC e/ou outras dietas sempre acaba escutando comentários a respeito da dieta cetogênica.

E sim, ela é muito parecida com a low carb, mas há diferenças importantes e resultados diferentes.

Qual a diferença entre a dieta low carb e a dieta cetogênica?

Ambas pedem uma alimentação baseada em “comida de verdade”, com baixo consumo de carboidratos, aumento no consumo de gordura e comer sempre e apenas quando sentir fome.

A diferença entre elas está na quantidade limite de carboidratos diários a serem consumidos e na forma final de eliminação de peso.

Quanto a quantidade:

Na low carb o consumo médio deve estar entre 30 e 100 gramas de carboidratos.

Na dieta cetogênica o consumo máximo de carboidratos é 30 gramas e não se deve passar disso.

Não podemos esquecer, que esses valores são médios, podendo ser maiores ou menores dependendo de cada caso e de cada organismo.

Quanto a forma de eliminação de peso:

Quando fazemos a low carb o nosso corpo queima a glicose gerada dos carboidratos que consumimos, mas como consumo não é suficiente devido à baixa que a dieta pede, o corpo passa a usar a gordura ingerida e a corporal para manter tudo funcionando, ou seja, o corpo alterna o combustível conforme a necessidade.

Diferente do que acontece na dieta cetogênica, aqui o corpo literalmente muda a forma de trabalhar, ele passa a queimar somente gordura (ingerida e corporal). Esse processo tem um nome especifico, o corpo entra em cetose. Assim, o organismo vira praticamente uma máquina de queimar gordura e você acaba emagrecendo mais rápido ainda.

Antes de terminar o artigo é importante ressaltar:

Você não precisa entrar em cetose para emagrecer. Eu, por exemplo, emagreci bastante apenas com a low carb e exercícios físicos.

A dieta cetogênica é interessante, traz muitos benefícios para algumas pessoas, mas é uma estratégia de emagrecimento que deve ser feita com mais cuidado e tem restrições para algumas pessoas.

Por fim, sempre vou frisar aqui que qualquer dieta é melhor junto com um nutricionista para apoia-lo nos momentos de insegurança. Então, escolha a dieta que mais combine com você e procure por um profissional especializado.

Espero que tenham gostado. Em caso de dúvidas, críticas construtivas ou sugestões para próximos posts, deixe um comentário aqui, ficarei muito feliz em saber sua opinião.

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FONTES : Dr Juliano Pimentel e Senhor Tanquinho

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