Dieta: Como manter o foco durante a TPM

Bora ser fit

Olá pessoal,

Desde que comecei, todo mês preciso fazer um esforço a mais durante as minhas “regras” para não jogar a dieta para o alto e me render a todos os doces e gostosuras que aparecerem na minha frente.

A vontade é grande, mas a vontade de emagrecer e mudar de vida tem que ser maior ainda porque uma escapada desenfreada pode atrapalhar bastante o rendimento e colocar em xeque todo seu esforço.

Neste artigo pesquisei por qual motivo isso acontece e como podemos amenizar as coisas nesse período.

Principais sintomas da Tensão Pré-Menstrual:

  • Tristeza, irritabilidade ou mau humor
  • Inchaço
  • Dores no corpo (cabeça, seios, musculares…)
  • Cólica

Porque isso acontece?

Nossos hormônios variam muito durante todo o nosso ciclo menstrual, quando a menstruação termina inicia-se a produção de estrogênio chegando ao seu ápice no 14° dia do ciclo, então começa a cair e aumentar a produção de progesterona.

A queda no estrogênio causa vasodilatação podendo carretar dores de cabeça e o aumento da progesterona retém líquidos e causa um aumento das prostaglandinas resultando nos inchaços e dores.

Além disso, é sabido que durante a TPM os níveis de serotonina (hormônio da felicidade) baixam bastante e este pode ser o grande motivo desencadeador das vontades de comer chocolate e doces uma vez que o sabor doce pode aumentar um pouco a taxa de serotonina.

E como eu salvo minha dieta?

Tire da comida e dos doces a missão de fabricar a serotonina.

Juro juradinho que eu gostaria de ter uma solução fácil para vocês.

No começo é complicado sim, a mente sacaneia bastante com sabotagens e você deve aprender a domina-la. Infelizmente não há outra solução, mas eu sei que você é muito forte e consegue qualquer coisa!

Sempre que a vontade de comer bobagens vier, obrigue-se a desviar o foco para algo também prazeroso. O que você gosta? Ler um livro? Conversar com uma amiga? Assistir uma série ou um filme? Passear e ver gente? Olhar lojas? Não leve o cartão hein rs

Os exercícios físicos são altamente eficazes na fabricação de serotonina. Inclusive é dito que é o melhor antidepressivo natural que existe. Que tal procurar uma música para dançar quando a vontade de se afundar em bobagens vier? Uma simples volta no quarteirão pode melhorar o seu humor.

Se conseguir ir para a academia, vá. Lá você terá apoio do seu instrutor, terá pessoas para conversar e ainda várias pessoas malhadas para ajudar a aumentar sua motivação.

Enfim, mude o foco.

Espero que tenham gostado. Em caso de dúvidas, críticas construtivas ou sugestões para próximos posts, deixe um comentário aqui, ficarei muito feliz em saber sua opinião. Até breve!

Fique antenado nas novidades, sempre divulgo as postagens na página do Facebook. Caso queira me conhecer melhor, me siga no canal do Youtube , tem vídeos novos toda semana e me siga no Instagram. Beijão galera!!!

 

FONTES: Drauzio Varella, Gineco e Mais equilíbrio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here