Compulsão alimentar

Descubra mais sobre a compulsão alimentar

0
Bora ser fit

Olá pessoal,

Quem me acompanha a mais tempo aqui no blog sabe que defendo a dieta low carb como estratégia de emagrecimento e o quanto eu a adoro, a LC me colocou no caminho certo e nos trilhos da alimentação saudável.

Mas a low carb não deixa de ser uma dieta restritiva (em carboidratos) e deve ser feita com cautela e com acompanhamento profissional porque existe o risco de desencadear uma compulsão alimentar.

Sempre defenderei a low carb porque é uma dieta que é eficaz no emagrecimento e ainda dá um “up” na saúde, mas não posso deixar as pessoas no escuro quanto a essa possibilidade.

Dessa forma, achei interessante pesquisar um pouco mais no assunto.

O que é compulsão alimentar?

A compulsão alimentar é uma doença em que a pessoa sente vontade de comer a todo instante e em quantidade exagerada, mesmo tendo se alimentado a pouco tempo, perdendo o controle sobre si durante o episódio de compulsão.

As causas mais comuns para o desenvolvimento da compulsão são:

  • Estresse, ansiedade, depressão;
  • Colocar na comida o gatilho de recompensa;
  • Problemas com a autoestima
  • Traumas
  • Dietas muito rígidas e sem acompanhamento profissional

As pessoas que tem compulsão costumam comer rápido, as vezes em segredo e sentem-se tristes e muito culpados, além de sentir-se cheios demais, após passar por uma crise.

Não existe exame específico para isso, o diagnóstico é feito através de bate papo médico e paciente/familiares no intuito de descobrir se os sintomas são características da doença ou não.

O tratamento depende de análise do médico psiquiatra que analisará o grau de gravidade da compulsão e este pode ser através de remédios ou terapia ou ambos em tratamento conjunto com outro profissional da área de nutrição.

Não é vergonha nenhuma ter esse tipo de problema, a depressão, ansiedade, transtornos e compulsões são reais, eu mesmo tive depressão decorrente do hipotireoidismo, caso queira saber mais clique aqui, e sei o quanto é sofrido para quem tem. Procure ajuda, mesmo se apenas desconfiar, melhor prevenir porque estas doenças pioram sem tratamento, portanto, não se arrisque.

Espero que tenham gostado. Em caso de dúvidas, críticas construtivas ou sugestões para próximos posts, deixe um comentário aqui, ficarei muito feliz em saber sua opinião. Até breve!

Fique antenado nas novidades, sempre divulgo as postagens na página do Facebook. Caso queira me conhecer melhor, me siga no canal do Youtube , tem vídeos novos toda semana e me siga no Instagram. Beijão galera!!!

FONTES: Minha vida e Bem estar

COMPARTILHAR
Artigos AnterioresDia a dia fit: Alimentos industrializados que eu uso.
Próximo ArtigoAçaí em foco
Praticante de dieta flexível e musculação. Caí na vida saudável por vaidade, mas a saúde adquirida nesse processo foi e é apaixonante!!! Criei o Bora ser fit para dividir com vocês minhas experiências e descobertas nesse maravilhoso mundo fitness. Seja bem vindo(a)!!! "Mantenha hábitos saudáveis e cuide com carinho do seu corpo."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here