Índice glicêmico. O que é isso?

0
Bora ser fit

Olá pessoal,

Quando entramos para o universo low carb, escutamos bastante sobre “o tal” do índice glicêmico e se você for curiosa(o) como eu fica se perguntando: Que raios é isso?

Como envolve um assunto sério, escolhi um texto escrito por profissionais da área para me basear na explicação que darei. Segundo o Glic, site especializado no tratamento de diabetes:

“Índice glicêmico é um indicador que nos aponta com que velocidade um alimento que tem carboidrato aumenta a glicose no sangue.”

Em uma alimentação tradicional, onde é comum o consumo de muitos carboidratos, o corpo se acostuma com os picos altos de glicose e para mantê-los altos o corpo manda a mensagem “fome” o tempo todo.

Ao adotar uma alimentação low carb, onde é evitado alimentos que contenham índice glicêmico alto, os níveis de glicose no sangue tendem a normalizar e é ai que a mágica da saciedade vem e sua fome diminui.

Precisamos conversar também sobre a forma que os alimentos são manipulados. Um alimento de baixo índice glicêmico pode se tornar de nível alto. Vou usar o mesmo exemplo do site citado acima, um purê de batata tem nível maior do que a batata cozida.

Por isso evite:

  • Fazer sucos. Coma a fruta inteira
  • Tudo que manipule demais os alimentos. Isso quebra as fibras e nutrientes dos alimentos. Prefira consumir da forma mais próxima possível do natural.

Caso tenha interesse, escrevi um artigo falando sobre os alimentos low carb. Os alimentos descritos lá possuem índice glicêmico baixo.

Espero que tenham gostado. Em caso de dúvidas, críticas construtivas ou sugestões para próximos posts, deixe um comentário aqui, ficarei muito feliz em saber sua opinião. Até breve!

Fique antenado nas novidades, sempre divulgo as postagens na página do Facebook. Caso queira me conhecer melhor, me siga no canal do Youtube , tem vídeos novos toda semana e me siga no Instagram. Beijão galera!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here